22 de abril de 2008

O Triste caso de Judas.

O Triste Caso de Judas (Jo 13:21-30)
Introdução: Ninguém quer levar o nome de Judas Iscariotes. Os nomes dos demais apóstolos tem sido copiados por muitos, porém o de Judas até hoje não conheço uma pessoa com o nome de Judas Iscariotes, este nome permanece só e triste através dos séculos. Por que?
Porque está manchado com o estigma da traição. E em vez de recriminação, o discípulo traidor é digno de pena. Nós sem levarmos o nome dele, temos caído contudo no mesmo erro. Judas, pois, deve servir-nos de uma grande admoestação.

I - Quem era Judas.

1 - Um dos doze
· Foi chamado pelo Mestre, igual os demais discípulos
· Cristo viu nele um jovem inteligente, entusiasta, dinâmico, em quem se escondiam tremendas possibilidades para o bem
· De outro modo, nunca haveria sido chamado
· Acompanhou o Mestre como os demais
· Recebeu insultos com o Mestre, sofreu fome com Ele, se alegrou com Ele em suas vitórias.
· Foi testemunha de toda a glória do Senhor, e nela se alegrou
· Assistiu a grande confissão de Pedro (para quem iremos pois só tu tens palavras de vida eterna)

2 - Foi premiado com um posto de honra
· Foi um homem de confiança do Mestre
· De outra maneira nunca haveria sido o tesoureiro do pequeno grupo
· Supõe-se que Cristo pôs em suas mãos a bolsa para apressar a sua condenação, esta é uma idéia mesquinha. É ignorar o coração de Jesus
· Foi um grande administrador
· Possivelmente devido a sua habilidade os discípulos não sofreram privações maiores
· Seus companheiros nunca duvidaram dele
· Pelo menos durante um certo tempo, Judas desempenhou seu trabalho fielmente, com absoluta honra


II - Como caiu Judas.

1 - Por surpresa? De repente?
· As caídas repentinas no terreno espiritual, não existem
· São o resultado de um descuido, ou de uma inclinação alimentada
· Judas começou como começa todos os bêbados, todos os drogados, todas as prostitutas, todos os que se perdem, por muito pouco.
· Houve um dia em que o diabo do ouro falou as portas do seu coração puro e sincero
· Foi isto ao receber uma boa remessa de dólares, ou ao passar o balanço da bolsa
· Com pena e com medo pegou apenas uma moeda para si
· Logo, na próxima vez, ao receber novas remessas de dólares, pegou algo mais que duas moedas
· O tempo foi passando e o temor de Judas por Deus, e agora já estava com mais da metade da remessa de dólares para si, já tinha um caixa dois.
· Daqui para trás Judas poderia sair dessa, e ser um salvo com os demais. Porém daqui para frente foi um homem perdido

2 - A traição
· Seu novo Senhor, o dinheiro, reservava para ele o último pedido
· Havia já sacrificado no altar de Mamon, a dignidade, a vergonha e a honra.
· Agora Mamon vai pedir-lhe uma prova final: O sacrifício de uma amizade santa, sobre a base de um preço, de uma venda.
· Caiu Judas por acaso? De surpresa?
· Veja como ele foi onde estavam os inimigos
· Veja como ele discutiu o preço da vitima
· Veja como acertou os detalhes de como o entregaria
· O pecado premeditado não é fruto de surpresa
· Judas era, já há muito tempo um homem caído, só esperava uma oportunidade para corromper a sua alma.

II - O Triste Fim do Apóstolo

1 - O pecado, repetido por muitas vezes endurece e cega
· "O que tende o fazer, fazei-o depressa"
· O Senhor que compreendia o triste estado do perdido discípulo, tratou de concientiza-lo
· Chama sua atenção no prato
· Chama sua atenção no pão molhado
· Fala numa linguagem direta ao seu coração
· Lhe olha com um olhar profundo de advertência carinhosa
· Porem judas não acorda
· Judas sai e consuma a traição
·
2 - O pobre discípulo se condena a si mesmo
· Pedro comete uma traição também e é perdoado, porque se arrepende
· Judas reconhece no fim o seu erro, porem não pode se arrepender, por que?
· O processo de sua queda havia sido muito grande
· Havia deixado profundos buracos em sua alma, buracos que já não se podiam tapar
· Havia secado seu coração dos melhores impulsos e dos mais nobres sentimentos
· Sua alma era um deserto, e não há chuvas para os desertos
· Para tais pessoas, só ficam duas alternativas aceitar o pedido de Jesus para o arrependimento ou caminhar para o inferno como caminhou Judas.
· Foi tarde para Judas evitar o triste fim que ele havia traçado para si mesmo.

Conclusão: Há em tudo isto uma tremenda admoestação para nos esta noite: o perigo da negligência. O pecado não se apodera do coração repentinamente, senão aos poucos, Pedro, ainda que descuidou as vezes e caiu, soube levantar-se a tempo antes que fosse tarde demais.
Temos que estar atentos todo o tempo fugindo de toda aparência do mal, vigiando e orando

Remoção de Tumor de 7kg em Vietnamita.!

Médicos norte-americanos vão remover do rosto de uma vietnamita de 15 anos um enorme tumor de sete quilos, um dos maiores já vistos pela medicina nessa parte do corpo. A delicada cirurgia está prevista para o próximo dia 29.

O tumor, que começou a crescer quando Lai Thi Dao tinha três anos, cobre grande parte de seu rosto, dificulta sua visão e ameaça fechar a garganta e as vias respiratórias superiores, informaram os médicos da Universidade de Miami.

A jovem chegou aos Estados Unidos com sua mãe em busca de uma solução para o delicado problema, que já deformou significativamente o rosto de Lai e colocou em perigo sua vida.

"Os tumores Schwannoma --que surgem na envoltura dos nervos-- não são muito freqüentes. No entanto, o tamanho do tumor de Lai é extremamente raro e possivelmente um dos maiores que já se viu", explicou Jesus Gomez, cirurgião do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami.

"Sem a cirurgia, Lai teria uma vida que lamentavelmente terminaria em breve, pois o rápido crescimento do tumor vai impedir que ela respire", disse.

Estes tumores são benignos e, uma vez removidos, dificilmente regressam.

Por causa de seu problema, a adolescente nunca foi à escola, pois tarefas diárias como comer, beber e dormir se tornaram muito complexas por causa do peso extra que tem no rosto.

Para bancar a cirurgia, de US$ 107 mil, a IKF (Fundação Internacional das Crianças, sigla em inglês) lançou uma campanha de doações nos Estados Unidos em favor da jovem vietnamita.

Por não ser cidadã norte-americana, Lai não pode ser atendida setor público de sáude dos EUA, mas um acordo entre a IFK e o Hospital Jackson Memorial permite aplicar um custo menor para a cirurgia.

16 de abril de 2008

ATÉ 2025 AUMENTARÁ EM 60% HIPERTENSOS


Relatório diz que número de hipertensos aumentará 60% até 2025

Bruxelas, 18 abr (EFE).- Cerca de 1,56 bilhão de pessoas poderiam sofrer de hipertensão arterial em 2025, 60% a mais que atualmente, o que provocaria uma epidemia global de doenças cardiovasculares, diz um relatório publicado hoje.


Os especialistas se preocupam especialmente com o alarmante crescimento do número de doentes em países em desenvolvimento, especialmente no Brasil, na China, na Índia, na Rússia e na Turquia, onde as taxas poderiam crescer 80%
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O estudo - realizado por uma equipe de especialistas da London School of Economics, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York - analisa a forma de prevenir e tratar os riscos associados à pressão sanguínea alta, uma patologia que, segundo ele, as autoridades públicas não levam suficientemente a sério.

Segundo o estudo, 40% da população espanhola sofria de hipertensão em 2000, contra 20,3% nos Estados Unidos, 29,6% no Reino Unido e 16,9% na Grécia.

Os especialistas se preocupam especialmente com o alarmante crescimento do número de doentes em países em desenvolvimento, especialmente no Brasil, na China, na Índia, na Rússia e na Turquia, onde as taxas poderiam crescer 80% até 2025.

O risco é tal que, acrescenta o relatório, os avanços obtidos no século XX no tratamento de doenças cardiovasculares podem se esgotar ou, inclusive, retroceder, caso os Governos não dêem maior ênfase à conscientização dos cidadãos sobre a necessidade de mudar seus hábitos.

Por isto, os especialistas pedem que os responsáveis nacionais adotem as medidas necessárias de prevenção, estimulando uma alimentação saudável, a redução do consumo de sal, o combate ao fumo, a prática de exercícios e o controle de peso.

Também indicam que, "quando não for suficiente com as medidas em favor de um estilo de vida saudável, os pacientes com alta pressão sanguínea deverão ter acesso aos remédios adequados e à informação necessária para usá-los de forma efetiva".

Além disso, o estudo pede aos Governos que destinem mais fundos à pesquisa das causas desta doença e à implementação de uma estratégia para generalizar as análises periódicas.

OS RISCOS DE TROCAR O DIA PELA NOITE.


Os riscos de trocar o dia pela noite

Seja por necessidade profissional, seja porque simplesmente gostam, muitas pessoas ficam ativas na madrugada. Especialistas explicam os danos causados por este hábito e como os notívagos devem se cuidar

POR EULINA OLIVEIRA ILUSTRACAO BUSSADORI


Já reparou que enquanto a maioria dorme à noite, uma parcela da população está em plena atividade? A vida noturna está em grande expansão nos últimos anos, com a ampliação de serviços 24 horas, como supermercados, pet shops, floriculturas, restaurantes, entre outros. Além dos trabalhadores noturnos, há quem prefira, por questões pessoais e genéticas, ficar acordado durante a madrugada, seja em casa ou na rua.

O jornalista e estudante de direito Rodrigo Luchiari, 32 anos, de São Paulo, por exemplo, dorme apenas quatro horas por noite. Normalmente, durante a semana, ele vai para a cama entre 3 e 4 horas e acorda entre 7h30 e 8 horas para ir à faculdade. “Durmo tarde desde pequeno e não sinto sono”, afirma Luchiari. Mesmo nos fins de semana, ele dorme pouco. “Só vou dormir quando a energia acaba mesmo”, diz o jornalista. “Às vezes, passo a madrugada estudando e vou direto para a faculdade fazer provas”, conta. Apesar de dormir pouco, fumar e não fazer atividade física, ele garante que adoece pouco. No entanto, preocupado com a saúde no futuro, Rodrigo quer largar o cigarro e também melhorar a qualidade de seu sono.

A inquietação do jornalista é pertinente. De acordo com os especialistas, essa inversão de horários realmente é um fator prejudicial à nossa saúde.

“Nós fomos biologicamente programados para dormir à noite”, explica a pneumologista Lia Rita Azeredo Bittencourt, presidente da Sociedade Brasileira de Sono. De acordo com Lia, a ausência de luz, a queda de temperatura do corpo e a secreção da melatonina (um neuro-hormônio responsável por regular o sono) são fatores que ocorrem nesse período e contribuem para o descanso. “Pesquisas demonstram que, durante o dia, as pessoas dormem menos e com menor qualidade, já que o sono costuma ser mais fragmentado”, enfatiza.

As conseqüências para o organismo humano são imediatas: fadiga, sonolência durante o dia, déficit de atenção, de memória e raciocínio, além de predisposição a problemas cardiovasculares e metabólicos.

“O notívago pode ter hipertensão arterial, arritmias e outras doenças cardíacas, devido ao aumento de substâncias estressoras (catecolaminas) no organismo e por não haver descanso fisiológico suficiente do sistema cardiovascular, ou seja, a redução da pressão arterial e da freqüência cardíaca que ocorre à noite”, alerta a pneumologista.

Quem não dorme à noite ainda pode desenvolver predisposição à obesidade, pela dificuldade de ação da leptina (hormônio da saciedade), e ao diabetes, pela maior resistência à ação da insulina. As alterações metabólicas dos lipídios ainda podem aumentar o “mau” colesterol (LDL).

Segundo informações da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), as doenças mais freqüentes em quem trabalha à noite são as de origem gastrintestinal (como azia, má digestão, úlceras gástricas, irritações do cólon e dificuldades em manter a regularidade intestinal), além das ligadas ao sistema cardiovascular. Pesquisas revelam também uma maior possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama e de colorretal nesses profissionais. Há outros estudos, indicando que os riscos de acidentes aumentam com o trabalho noturno, particularmente se a jornada for prolongada.

O que pode ser pior
Mas ir para a cama todo dia em horários diferentes é ainda muito pior. É o que ocorre com o assistente de segurança alfandegário Everton da Silva Florencio, de 31 anos, que trabalha em sistema de turnos no Porto de Santos (SP). A cada semana, ele muda o horário de trabalho: em uma, ele começa a trabalhar durante a noite; na outra, pela manhã; e na terceira, à tarde. Conseqüência: ele não consegue ter um horário certo para dormir. “Eu não tenho problemas de insônia; tenho sono pesado e durmo no horário que for preciso”, acredita Florencio. “Mas, na semana em que passo a madrugada acordado, me sinto muito mais cansado”, admite. “Se eu pudesse, só começaria a trabalhar pela manhã, pois acredito que sou muito mais produtivo nesse horário do que em outros”, afirma.

“Quem, mesmo não dormindo à noite, mantém a regularidade nos horários de sono, não sofre tanto quanto aquele que tem ritmo irregular”, avisa o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Jr., pesquisador do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com o especialista, a regularidade é importante para a manutenção do ritmo circadiano (de 24 horas) do organismo. Esse ciclo é determinado pelos centros (células) do chamado relógio biológico, localizados no cérebro. São essas células que, de forma harmônica e de acordo com o horário, anunciam como o organismo humano deve se comportar — quais hormônios devem ser produzidos, quando as células de determinados tecidos devem se dividir, qual a concentração de enzimas que deve haver em certo momento...

Os ritmos internos do nosso organismo são sincronizados por marcadores externos, como a variação da luz, os momentos em que a pessoa está em atividade (trabalhando, comendo, etc) e a hora em que ela vai dormir.

A temperatura corporal, por exemplo, é determinada pelo ritmo circadiano — aumenta durante o dia e atinge o seu máximo no fim da tarde, iniciando uma queda lenta e gradual após às 18, 19 horas e alcançando o seu mínimo no meio da madrugada. A variação de temperatura oscila entre 1 e 1,5 graus entre a mínima e a máxima. Também há uma pequena queda da temperatura entre 11 e 14 horas, que também corresponde ao horário do almoço.

É justamente porque a temperatura corporal está mais baixa que o ser humano sente sono durante a madrugada. Quando a pessoa passa várias noites acordada e dorme durante o dia, a curva da temperatura se altera, não subindo muito durante o dia, nem descendo muito à noite.

Como a temperatura não diminui na intensidade ideal durante o dia, a pessoa tem dificuldade em cair no sono e mantê-lo. A presença de luz nesse horário atrapalha ainda mais o descanso — pois é no escuro que o corpo produz o hormônio melatonina, regulador do sono.

Dormir cada dia em um horário diferente deixa o relógio biológico mais confuso. É por isso que o ser humano deve se habituar a dormir sempre nos mesmos horários, ainda que durante o dia. “Se o sono não ocorre na hora ideal, pelo menos que seja regular”, conclui Ribeiro Pinto (Unifesp).

UM QUARTO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM À NOITE DESENVOLVEM DISTÚRBIOS DE SONO. AS VÍTIMAS SÃO AQUELAS QUE, POR FATORES GENÉTICOS, IDADE, PROBLEMAS DE SAÚDE, USO DE DROGAS E MEDICAÇÕES, NÃO SE ADAPTAM AO PERÍODO NOTURNO

10 FORMAS DE PROTEGER A SAÚDE DOS NOTÍVAGOS
É possível minimizar os prejuízos à saúde causados pela vida noturna, seguindo os conselhos dos especialistas:

1. Durma sempre nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga, para não afetar ainda mais o relógio biológico.
2. Mesmo durante o dia, durma sem interrupções uma quantidade de horas mínima para o seu bem-estar — de seis a oito horas.
3. Deixar o quarto escuro ajuda a dormir melhor. Feche janelas e cortinas, mas mantenha o ambiente arejado, porque o calor também atrapalha o sono.
4. Use protetores de ouvidos, por conta do barulho feito durante o dia.
5. Para que os trabalhadores noturnos não sintam sono à noite, é só tirar um cochilo algumas horas antes de ir trabalhar.
6. Se puder, cochile no meio da madrugada, mesmo que por poucos minutos.
7. Avise sua família que ela precisa colaborar para a manutenção de um ambiente tranqüilo para você dormir bem durante o dia.
8. Apesar de ser difícil, quem fica acordado à noite não deve se descuidar da alimentação, para não atrapalhar ainda mais o sono durante o dia. É importante consumir vegetais ricos em fibras, muitas frutas e pouca gordura. Também é preciso fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) em horários adaptados. Antes de dormir, deve-se ingerir uma refeição leve.
9. Evite tomar refrigerantes com cafeína, café, chá preto ou mate, tanto durante o trabalho noturno quanto antes de dormir.
10. Praticar exercícios físicos regulares, evitar o fumo e o álcool e manter o peso também são medidas importantes

15 de abril de 2008

O PODER DO AVIVAMENTO.!!

O PODER DO AVIVAMENTO
ATOS 8:24-40

Esses são dias em que muitas profecias estão se cumprindo, palavras proféticas lançadas há muitos anos encontram lugar para se cumprir.

Quem nunca ouviu dizer que o Brasil é o celeiro de missionários para o mundo?
Isso é sinal de avivamento.

Vemos sinais, prodígios e milagres, e assim Deus atrai a atenção das pessoas para Jesus.
Quando isso acontece uma onda de poder vem sobre a cidade — cadeias ficam vazias porque as pessoas param de cometer delitos; hospitais ficam vazios, pois os enfermos são curados; o tráfico acaba, pois os traficantes se convertem, a corrupção na política acaba e a economia anda.

É por isso que nós desejamos o avivamento. Há profecias que foram liberadas há milênios e são para os nossos dias.

Em Joel 2:28,29 o profeta nos traz a seguinte palavra:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”

O derramar do Espírito Santo começou há pouco mais de 100 anos. Esse é apenas o inicio do grande avivamento que vai convencer as pessoas da existência de céu e inferno e trazê-las para adorar a Deus.

Não há nada melhor do que adorar a Deus, mas ainda não acaba por aqui.
Somos chamados para ser um com Deus e para saber o que Ele quer de nós.

Devemos saber quais são os desígnios e os interesses de Deus para cada um de nós.
Isso acontece quando se prega o arrependimento genuíno e quando os pastores se importam com as vidas que estão se perdendo.

Nos dias de hoje muitos pastores e líderes deixam de viver e receber esse avivamento, pois se esqueceram do que é pastorear, acompanhar vidas; estão preocupados com seus próprios interesses.

Quando Jesus vem no nosso meio há o interesse de cada um estar no seu devido lugar e quando o avivamento vem todos se encontram, pessoas certas nos lugares certos.

Imagine uma tartaruga que a todo custo tentava subir no tronco de uma árvore; tentava, tentava, mas nada acontecia, sempre caia. E um casal de pombos em cima da árvore observando a tartaruga, diz:
Amor não esta na hora de dizer que ele é adotado?

Quando não há avivamento as pessoas são enviadas sem o chamado de Deus, ficam fazendo coisas sem a direção do Espírito Santo e se tornam frustradas no ministério para o qual não foram chamadas.

Quando o avivamento vem à igreja é curada e fica saudável.

Em Atos 8:26-40 vemos como Deus usou a vida de Felipe para pregar o evangelho de Jesus Cristo a um etíope.

Vemos também em Atos 1:8
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

A Igreja primitiva viveu o avivamento. O livro de Atos relata sobre o avivamento e a expansão do evangelho em Jerusalém e o inicio do avanço do evangelho aos confins da terra.
Havia muita paixão, muito amor por parte dos pastores e evangelistas daquela época.
Enfermos eram curados, aleijados passavam a andar e cegos a enxergar.

Nessa passagem vemos Felipe recebendo uma orientação especifica de Deus.
Precisamos ser sensíveis à voz de Deus, Ele não fala tão claramente com qualquer um. Precisamos ser amigos dele.

Existem pessoas que quando Deus fala, ficam em dúvida, pois não sabem se é Deus.

O relacionamento de Felipe com Deus era íntimo, ele tinha vida de oração, ele buscava a Deus; e nós precisamos ser como ele e viver esse mover na nossa vida.

Não da para ter experiência com Deus a cada seis meses, ou a cada congresso; nossa busca por Deus tem de ser diária.

Certifique-se de que você realmente está ouvindo a voz de Deus.
Deus só dá garantia dos projetos que Ele te mandar fazer.
Para fazer a vontade de Deus, você precisa ouvir a vontade de Deus.
Ele quer que você continue crescendo.

Sobre a vida de Felipe havia disposição e velocidade para obedecer.
Quando ouviu a voz de Deus não questionou, apenas obedeceu.
Deus disse: Vai para o deserto e Felipe prontamente obedeceu.

Felipe prega o evangelho de Jesus para um etíope que vinha de Jerusalém. Ele havia se convertido ao judaísmo, pois queria conhecer a Deus.
Nessa passagem o etíope representa uma nação sem fim que está sedenta por Deus.

Deus procura por adoradores e do mesmo jeito que Ele viu aquele etíope, também olhou para essa nação para chamar os adoradores.

Há uma geração querendo ouvir a palavra de Deus.
Deus conta contigo para que o evangelho seja pregado na Terra; Ele não vai enviar anjos para pregar o evangelho, Ele vai enviar você.
Não desista, persevere, ouça a voz de Deus, você foi chamado; então, se aproxime.
Deus quer usar os milhões de cristãos que Ele tem chamado, e você é um deles.

Esteja pronto e receba o avivamento na sua vida.