20 de março de 2009

Teologia: Impressões do Egito

Por
RICARDO GONDIM


Escrevo desde o Cairo. Tudo me chama a atenção. As mulheres, escondidas sob véus negros, parecem monjas reclusas; os homens, fantasiados para uma festa de carnaval.

Rodopio. O tornado cultural me deixa tonto. Tento decifrar o que jamais entenderei completamente. Islam, quase onipresente, prevalece aqui. Noto que sou minoria – de novo. Destaco no meio da multidão. Não passo de um turista. Sinto-me frágil. Tenho medo. Estou infectado com a paranóia ocidental. A propaganda imperial grudou em mim. Pressinto que uma bomba explodirá na próxima esquina. Vejo terroristas onde não existem.

Perdido, não decifro o alfabeto que poderia ajudar-me a escolher as esquinas. Como é difícil lidar com novos cheiros, paladaraes e paisagens. Vejo-me no meio de uma cultura em que tudo me espanta, tudo choca, tudo fascina.

Visitei uma Igreja Ortodoxa Copta. O padre é uma mistura de Frei Damião com pastor evangélico. A igreja, iniciada no aterro de lixo da cidade, virou um centro de romaria. O padre Copta realiza uma belíssima obra para mudar a sorte de quem vive do lixo, no meio da mais profunda miséria. Seu ministério oferece um espaço de esperança e reconstrução. No Brasil, entretanto, uma mescla desse tipo jamais seria tolerada pelo status quo protestante. No Egito, seu ministério é celebrado como uma renovação carismática dentro da Ortodoxia Copta. Mas esse tipo de coisa é meandro de um mundo que só os crentes compreendem.

Aqui, participo de uma reunião de pastores e líderes evangélicos do Terceiro Mundo. Somos apenas 40. O fato de estarmos no Egito faz com que a reunião ganhe ares de conspiração. Uma conspiração que almeja ganhar o mundo.De novo, sinto-me meio estrangeiro entre meus pares. Abandonei a ambição de ganhar o mundo. Entendo que isso desestabiliza a alma. Magalomanias não fazem bem à saúde espiritual, roubam as âncoras da alma e sufocam a mente.

Medito. O que significa ser cristão no mundo atual? Como não existem vácuos no universo, Islam cresce em taxas vertiginosas em diferentes regiões do mundo. É a religião que mais se alastra. Séculos depois, os mouros "retomam" a Europa. A França iluminada não se conforma com burcas, mesquistas monumentais e tapetes estendidos para rezas.

Noto que os líderes evangélicos estão assustados. Com todo o planejamento gerencial, com todo o discurso triunfalista de que “Deus é por nós”, eles não entendem porque os seguidores de Maomé se multiplicam como cogumelo. Enquanto os evangélicos se embriagam com cultos à personalidade e tentam provar a autenticidade da mensagem com milagre, o fenômeno religioso do momento é islâmico.

Hoje, visitarei um mosteiro do século IV. Preparo-me para mais sustos.

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário