10 de abril de 2007




PLANOS E PROJETOS DA VIDA...

“Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:13-17)

O texto acima nos faz refletir. Dizemos para nós mesmos “hoje ou amanhã faremos isso ou aquilo”, mas a verdade é que não sabemos o que sucederá no dia seguinte — até porque Deus fez assim:

“No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.” (Eclesiastes 7:14)

“Não te glories do dia de amanhã; porque não sabes o que produzirá o dia.” (Provérbios 27:1)

Nossa vida é um vapor, como aquele que se dissipa ao calor do sol; qualquer projeto nosso também será tão frágil quanto nossas vidas o são. Mas, na nossa jactância, vivemos como se fôssemos eternos, como se não houvesse limite para nossos dias; fazemos projetos como se o nosso futuro fosse tão certo quanto o nosso passado o é, como se dependesse unicamente de nós, e depositamos nossa esperança em algo que nem ainda existe, e que talvez nem vejamos.

Viva o Presente, não o futuro; viva o Hoje, não o amanhã. Perceba que sua vida é brisa, é vento, é vaidade, é vapor; perceba que acordar a cada dia é um milagre, uma nova oportunidade de experimentar a misericórdia e a graça de Deus; que cada dia é um Presente que não podemos desperdiçar sonhando com o futuro, nem lembrando do passado, mas vivendo:

“…determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 4:7)

Atenciosamente;

Ramon Cardoso Fernandes SOLIE DEO GLORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário