22 de abril de 2008

Remoção de Tumor de 7kg em Vietnamita.!

Médicos norte-americanos vão remover do rosto de uma vietnamita de 15 anos um enorme tumor de sete quilos, um dos maiores já vistos pela medicina nessa parte do corpo. A delicada cirurgia está prevista para o próximo dia 29.

O tumor, que começou a crescer quando Lai Thi Dao tinha três anos, cobre grande parte de seu rosto, dificulta sua visão e ameaça fechar a garganta e as vias respiratórias superiores, informaram os médicos da Universidade de Miami.

A jovem chegou aos Estados Unidos com sua mãe em busca de uma solução para o delicado problema, que já deformou significativamente o rosto de Lai e colocou em perigo sua vida.

"Os tumores Schwannoma --que surgem na envoltura dos nervos-- não são muito freqüentes. No entanto, o tamanho do tumor de Lai é extremamente raro e possivelmente um dos maiores que já se viu", explicou Jesus Gomez, cirurgião do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami.

"Sem a cirurgia, Lai teria uma vida que lamentavelmente terminaria em breve, pois o rápido crescimento do tumor vai impedir que ela respire", disse.

Estes tumores são benignos e, uma vez removidos, dificilmente regressam.

Por causa de seu problema, a adolescente nunca foi à escola, pois tarefas diárias como comer, beber e dormir se tornaram muito complexas por causa do peso extra que tem no rosto.

Para bancar a cirurgia, de US$ 107 mil, a IKF (Fundação Internacional das Crianças, sigla em inglês) lançou uma campanha de doações nos Estados Unidos em favor da jovem vietnamita.

Por não ser cidadã norte-americana, Lai não pode ser atendida setor público de sáude dos EUA, mas um acordo entre a IFK e o Hospital Jackson Memorial permite aplicar um custo menor para a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário