5 de fevereiro de 2009

TEOLOGIA: ESCATOLOGIA ESPECULATIVA

Postado por Gutierres Siqueira


No mundo virtual correm notícias "bombásticas" fazendo paralelos entre as profecias bíblicas e o novo presidente americano, Barack Hussein Obama II. Hoje, um colega de trabalho logo cedo me disse: - "Gutierres, você precisa ver um texto que apresenta o Obama como o anticristo". Esse fato mostra como as pessoas, especialmente os evangélicos amam a falaciosa "escatologia especulativa".

Escatologia é um termo técnico na teologia que descreve o "estudo das últimas coisas". Um maravilhoso e empolgante estudo, porém que merece cuidados especiais, já que os textos bíblicos relacionados ao assunto não são de fácil interpretação. Especulação é uma conjectura não baseada em fatos concretos. No caso da escatologia teológica, "os fatos concretos" são as Sagradas Escrituras! A "escatologia especulativa" é uma maneira de distorção bíblica, caindo no campo movediço especulativo e indo "além do que está escrito" (cf. I Co 4.6).

Líderes que já foram o anticristo

Vários líderes mundiais e já mortos foram considerados o anticristo, como Napoleão, Hitler e até o Papa João Paulo II. Não é necessário afirmar que nenhum desses foram o anticristo. Outros especulam dizendo que o anticristo já nasceu e está morando na Europa, protegido por uma seita satanista. Alguns afirmam com uma certeza absoluta (redundância proposital) que o anticristo já está adorando a Satanás em algum lugar desse planeta.

Objetos do "666"

Quem nunca ouviu por parte de algum evangélico a clássica associação entre os "chips" e o 666. Antes essa mesma associação era feita com os códigos de barra e o WWW (World Wide Web). Muitos, nessa paranóia, acham que os avanços tecnológicos já são operações diretas do anticristo. Não é bem assim, o cristianismo hodierno tem atribuído muito poder ao diabo e seus demônios. Ouvindo muitos cristãos, parece que suas vidas são guiadas por forças satânicas, pois em tudo eles atribuem alguma intervenção maligna.

Falácia especulativa

É claro que um dia o anticristo se manifestará e que a iminência do fim está cada vez mais clara por meio dos sinais da vinda de Cristo. Também é verdade que todos os objetos tecnológicos e não-tecnológicos serão usados pelo anticristo, passando inclusive por esse computador que possibilita essa forma de comunicação. Mas continuaremos vivendo normalmente, inclusive consumindo chips.

As profecias bíblicas não devem motivar um exercício de "futurologia", tentando adivinhar o que vem por aí. As profecias escatológicas não são para brincar do Nostradamus. Como saber detalhes como o local onde o anticristo nascerá, pois essas questões não são tão claras biblicamente.

Conclusão

A especulação é perca de tempo, além de um caminho perigoso para o estudante da Bíblia. Seria muito bom se o cristão se conformasse com aquilo que já foi revelado nas Sagradas Escrituras e não ficasse todo o seu tempo brincando com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário